domingo, 9 de dezembro de 2012

Aletria cremosa

Boa tarde,

Sempre que estou de folga não resisto a fazer algo diferente. Desta vez foi mesmo um desafio, porque de todas as vezes que provei este petisco... nunca o apreciei. Podem dar-me leite creme, arroz doce, mas aletria??? nem pensar!!!

Pois bem, desde que vi este desafio no Flagrante Delícia não deixei de pensar nele. Bem sei que o jeito para a decoração está mais nas mãos da minha mana, e que as hipóteses de ganhar não são muitas, mas o desafio não me queria deixar a mente porque estamos quase no Natal e esta sobremesa não pode faltar em tantas casas que resolvi desafiar-me a fazer este petisco.

Devo dizer que me surpreendi bastante com o resultado. Ficou bastante cremosa e com um sabor fantástico!!! para repetir, sem dúvida!!!

Neste desafio ganha quem tiver a melhor apresentação com canela. Eu decidi fazer a minha decoração com as mãos, sem o auxílio de papeis bonitos recortados. Por isso sei que vai haver mais bonitos, mas a minha decoração é mais caseira!!! hehe
 




Ingredientes:
160g de massa aletria milaneza
1 litro de leite meio gordo
200ml de natas
5 gemas de ovo
2 cascas de limão
2 colheres de sopa de manteiga
200g de açúcar
1 pau de canela
1 colher de chá de essência de baunilha
600g de água
1 pitada de sal
Canela em pó qb

Preparação:
Esmigalhar a massa com as mãos e reservar. Reservar um pouco de leite (cerca de 3 colheres de sopa), juntar as gemas e a essência de baunilha e com um garfo misturar bem.
Colocar numa panela a água e o sal, deixar ferver e juntar a aletria até cozer (cerca de 5 min). Entretanto noutra panela juntar o restante leite, as natas, a manteiga, a casca de baunilha, o açúcar e o pau de canela até levantar fervura.
Escorrer bem a aletria e juntar ao leite quente mexendo bem. Depois de 2 ou 3 minutos baixar o lume, juntar duas colheres do leite quente à mistura de leite, baunilha e gemas para estas não talharem e juntar esta mistura à panela quente. Deixar ao lume mais 2 minutos sempre a mexer não deixando ferver, até as gemas estarem cozidas e servir. Deixar arrefecer, servir e polvilhar com canela.
 Bom apetite!!!

13 comentários:

  1. Obrigada por esta partilha do passatempo! Não sabia e vou já pensar em algo! :D

    As tuas estão super giras! Boa sorte! :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ficaram lindas adorei a da teia.
    Desejo-te boa sorte.
    bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!!! A da teia também foi a que gostei mais...Beijinhos

      Eliminar
  3. Estão bem bonitos os teus pratos!! Originais :) Boa sorte!

    ResponderEliminar
  4. Eu não consigo gostar de aletria ;p Mas as decorações ficaram mesmo giras, tens imenso jeito! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hehe... eu pensava o mesmo... continuo a preferir o leite creme... e o arroz doce... mas devo dizer que assim foi a vez que gostei mais... talvez porque acrescentei a baunilha, ou porque está bem cremosa... :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Adooooooro... Huuuummmm!!!!
    E gostei muito da decoração também.
    Tenha uma Ótima Semana :D
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  6. Ficou super gira a tua decoracao. A mao da mais trabalho. Adorei a do Pai Natal. Boa sorte.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá
    Adorei a decoração, muito bonita

    Beijinhos,
    Marisa
    http://sweetmykitchen.blogspot.pt/

    ResponderEliminar