sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Bolo húmido de cenoura e amêndoa

Olá a todos uma vez mais,

Porque o sábado se aproxima a passos largos, gostaria de vos deixar mais uma sugestão de um bolinho para fazerem.

Quando vi esta receita não resisti em fazer uma versão da mesma mas à minha maneira.
Então meti mãos à obra e este foi o resultado.


Um bolo fofo, húmido e delicioso... bem ao meu gosto.

Para provar só tem de ter:


Ingredientes:
4 ovos
1 e ½ chávena de chá de açúcar
½ chávena de chá de óleo
Raspa de 1 limão
1 e ½ chávenas de chá de farinha com fermento
7 colheres de sopa de amêndoa ralada
3 cenouras grandes
Sal qb
Amêndoa laminada qb


Preparação:
Lave bem as cenouras, descasque e coza com um  pouco de sal. Escorra bem, com um garfo desfaça as cenouras e deixe arrefecer.
Separe as gemas das claras e bata bem as gemas com o açúcar até ficar um creme.


 Junte a raspa de limão, o óleo, a amêndoa ralada e as cenouras trituradas e bata tudo junto.


Bata as claras em castelo e junte, sem bater, alternadamente as claras e a farinha. 


Coloque numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha e por cima da massa coloque as amêndoas laminadas e polvilhe com um pouco de açúcar.


Leve ao forno pré-aquecido até o palito sair seco.



Bom apetite!

106 comentários:

  1. Gosto muito de bolos de cenoura, e esta ficou com um excelente aspecto:)

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. Ficou com uma cor fantástica, que delícia!

    ResponderEliminar
  3. Humm, posso tirar uma fatia?

    Bom fim de semana
    Paula

    ResponderEliminar
  4. Que cor linda! E a textura parece-me deliciosa.
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Adoro bolos de cenoura, esse parece delicioso! :D

    Beijinhos e bom fim-de-semana! :D

    ResponderEliminar
  6. Que delicia de bolo!
    Excelente!

    Beijinhos e bom fim de semana;

    Aurea Sá

    ResponderEliminar
  7. Hola guapa, te quedó un resultado delicioso, gracias por tu visita a mi blog, también me quedo a seguirte!
    Un beso

    ResponderEliminar
  8. Amiga Su.
    Este é o tipo de bolo que eu adoro,úmido e crocante ao mesmo tempo, além de saudavel.
    Parabéns,está divinamente apetitoso. Será feito em breve por mim.
    A côr ficou linda assim como também a apresentação.
    Bom fim de semana e beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Gina! Fico a aguardar noticias do resultado final!
      Beijinhos

      Eliminar
  9. que belo bolinho Susana, a cenoura deu-lhe uma cor fantástica e com a amêndoa deve ter ficado perfeito :)
    um beijinho,
    Margarida

    ResponderEliminar
  10. Gente que delícia..
    O bolo ficou lindo.. convidativo a mais uma fatia..
    Acredita que nunca comi amêndoas assim?
    Mas ficaram tão vistosas..
    Adorei seu cantinho..
    Super fofo..
    Com muitas delícias.. Hummmm

    Beijinhos e uma tarde mais que especial viu?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada!! Se nunca comeu então sem dúvida tem de testar! Fica uma delícia!

      Eliminar
  11. Que maravilha de bolo adorei
    Bom final de semana
    beijos

    ResponderEliminar
  12. Que coisinha maravilhosa, deve ter ficado mesmo muito bom.
    bjs

    ResponderEliminar
  13. Está lindo e com um aspeto húmido e delicioso. Adorei.
    Bjn e bfs
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Ficou um bolo delicioso, mesmo a meu gosto. Levo uma fatia :)
    Bjns

    Isabel
    http://emocaoascolheradas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adoro bolo de cenoura e acrescido de amêndoas ficou mais que especial. E a julgar pelas fotos ficou delicioso. Lindo bolo. Bjos um ótimo final de semana

    ResponderEliminar
  16. Olá Susana,
    Obrigada pela visita e simpatia lá no meu cantinho.
    Adorei o teu cantinho e este bolo, está uma verdadeira tentação, pois adoro bolos de cenoura e parece bem delicioso!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  17. Meu deus... que delícia! Mesmo depois de ter acabado de jantar ainda tenho espaçinho para esta maravilha ^^

    Beijinhos :)
    Arco-íris na Cozinha
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  18. Dei uma passadinha só para te desejar um Bom Fim de Semana, e me deparo com esta Maravilha.
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro)

    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  19. Hummm, adoro bolo de cenoura, Susana.
    Este parece-me muito bom e com a amêndoa melhor ainda :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Hmmmmmm Que aspecto!
    Vou ter de fazer para provar ;)
    Obrigada por partilhares algo tao Bom ! BEijinhos*

    ResponderEliminar
  21. Que aspecto delicioso! Ja ficou guardada! Adorei!

    ResponderEliminar
  22. Hola Susana, que bolo mais delicioso, os bolos como este gostanme moito e con esa amendoa por riba coido que é maravilloso.
    Quedome por eiqui como seguidor e convidote a ti e os teus siareiros a que pasedes polas miñas cociñas. Ali vos agardo
    Un saudo e que teñades un bó día

    http://unadiabeticaenlacocina.blogspot.com.es/
    http://cocinandocondimanse.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  23. Parece muito fôfinho o teu bolo e a cor é lindíssima, deve de ser mesmo delicioso, nham nham...
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um bolo que acho fácil e delicioso! Tens de testar!
      Beijinhos

      Eliminar
  24. Ai que lindo!!!! É mesmo o meu tipo de bolo preferido! Vou ter de experimentar.
    Obrigada!
    Mafalda

    ResponderEliminar
  25. Adoro bolos de cenoura! Este ficou com um aspecto divinal!

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro bolos de cenoura, fica mesmo muito bem nos bolos para além de lhes dar uma cor fantástica :)

    O teu ficou perfeito, e com essa cobertura ainda melhor!

    ResponderEliminar
  27. Realmente este bolo é uma delícia, experimentei a receita hoje.
    Ainda está morno e já nem metade existe...
    Para mim a cobertura da-lhe um toque especial.
    è muito BOOMMMMM..

    ResponderEliminar
  28. Caramba...estou a salivar.... Vou experimentar este de certeza!!!

    ResponderEliminar
  29. Linda as fotos...Hummmmm!!! de dar água na boca!!! Delícia...

    ResponderEliminar
  30. Este bolo conquistou-me! Hoje tive de o experimentar e não desiludiu. Parabéns pelo blog e pelas receitas com tão bom aspecto, sou seguidora assídua.

    No meu blog 'nomeei-a' com um selo, aqui está o link: http://em-marinada.blogspot.pt/2013/02/selo-liebster-award.html.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  31. Hummmm tenho de experimentar!! Tem tão bom aspeto!

    Bjs

    ResponderEliminar
  32. Que maravilha!!!!
    Adorei! Mesmooooo.
    A minha sobrinha pediu-me para fazer um bolo de cenoura para os anos dela... então ando a testar várias receitas.
    OBVIAMENTE vou levar esta! =)

    ResponderEliminar
  33. TESTADO E APROVADO!!!
    Adorei!!!!!!!!! O melhor bolo de cenoura que já provei!

    ResponderEliminar
  34. Que bom aspecto! Deve ser excelente! Receita anotada :)

    Beijinhos,
    http://www.avidaemfotografia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  35. OLA... que quantidade de fermento devo aplicar a massa, ja que eu nao tenho farinha com fermento???
    obrigada aguardo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite! Quando não tenho farinha com fermento em casa costumo usar uma colher de chá de fermento em pó, mantendo os restantes ingredientes. Espero que ajude :)
      Beijinhos,
      Su

      Eliminar
  36. Boa tarde!
    Receita aprovada! Parabéns! Já fiz e toda a gente adorou! :) Em vez da amêndoa laminada deitei amêndoa partida, pois era a que tinha cá em casa e ficou ótima!
    Diana.

    ResponderEliminar
  37. Boa noite, eu faço essa receita na bimby, mas com a cenora crua e sem a amendoa , faço uma cobertura de chocolate é um bolo delicioso.

    ResponderEliminar
  38. Boa noite Susana
    Qual a temperatura do forno e +- durante quanto tempo fica o bolo a fazer?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite!
      O meu forno infelizmente é dos antigos, em casa alugada (não dá para ver temperatura e acende com fósforos), mas aconcelho 180 graus a aquecer só em baixo. depende do forno, por isso indico até o palito sair seco, mas cerca de 40 minutos +-... o tempo que um bolo dito "normal" costume demorar no seu forno :/ Peço desculpa não conseguir ajudar mais!
      Beijinhos,
      Su

      Eliminar
    2. Boa noite Susana
      Obrigado pela pronta resposta.
      Amanhã vou fazer este bolo, tem um aspecto 5* espero que o sabor faça justiça ao aspecto ;-)
      Espero que as mulheres cá de casa aprovem.
      Cumprimentos,
      Francisco

      Eliminar
  39. que maravilhoso aspecto, e o sabor ainda deve ser melhor.Parabéns

    ResponderEliminar
  40. Uma delicia , fez grande sucesso ca em casa :)

    ResponderEliminar
  41. Já está no forno! Depois conto o resultado ;-)

    ResponderEliminar
  42. Já está no forno!!!! Depois conto como ficou ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou uma delícia! Muito bom! Aprovado, para a minha lista de recitas favoritas! :-)

      Eliminar
  43. Levei para o meu trabalho e adoraram! Usei forno eléctrico, com aquecimento por cima e por baixo, a 150º, 30 minutos.

    ResponderEliminar
  44. Este bolo está com um aspeto incrível.
    Vou levar a receita. Obg
    Bjs

    ResponderEliminar
  45. Acabei de fazer e ficou delicioso
    Obrigado pela receita! :)

    ResponderEliminar
  46. Fiz agora mesmo o teu bolo... Tem um aspecto delicioso. Espero que saiba tão bem quanto a vista que dá. Obrigada pela sugestão. Bom fim de semana

    ResponderEliminar
  47. ótimo aspeto e deixa água na boca :D

    ResponderEliminar
  48. Excelente aspecto. Deve ser delicioso

    ResponderEliminar
  49. Estou a pensar em fazê lo para festa de aniversário do meu filho, mas talvez seja melhor com cobertura de chocolate! ?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De certeza que fica bom. No meu caso opto por nao ter porque a parte de xima da o crocante necessario a este bolo... No entaonto deixo a sugestao d fazer um molho de chocolate e fazer a receita como esta. Assim quem quiser poe chocolate ou nao! Hehege :) bom apetite!

      Eliminar
  50. Que belo bolo com um aspeto divinal parabéns

    ResponderEliminar
  51. Este bolo é muito, muito bom! Estou neste momento a comer uma bela fatia.kkk
    Para repetir muitas vezes. Ficou belíssimo.
    Não tinha em casa, farinha com fermento.
    Utilizei farinha normal e acrescentei uma colher das de chá bem cheia com fermento em pó.
    Ficou óptimo. Obrigado por ter partilhado a receita.
    Carminda

    ResponderEliminar
  52. Já está no forno AG é só esperar para ver os resultados. Obrigado pela receita. Bjinhos. Tânia Caixeiro

    ResponderEliminar
  53. Fiz a 1ª vez e ficou aprovadissimo, já repeti depois umas quantas vezes e nunca ninguem ca em casa ficou decepcionado !!!
    É um bolo por excelência !!!
    Muito Obrigada !!!

    ResponderEliminar
  54. Que delicia! Vou fazer hoje! Qual o tamanho da forma, mais ou menos? :)

    ResponderEliminar
  55. Acabadinho de fazer...maravilha...obg

    ResponderEliminar
  56. Olá Susana :)
    Esta pequena nota serve para lhe dizer "Obrigada" por esta excelente receita que publicou. O meu marido faz anos hoje, e tinha-me pedido algo para levar para celebrar com os colegas, e ontem à noite fiz então este bolo. Ficou lindo, como pode ver pela foto que anexo, e tanto quanto já soube, foi um sucesso e a resposta dos colegas foi "a tua mulher pode fazer outro, isto está uma delícia!" Obrigada Susana ;)



    ResponderEliminar
  57. Olá Susana :)
    Esta pequena nota serve para lhe dizer "Obrigada" por esta excelente receita que publicou. O meu marido faz anos hoje, e tinha-me pedido algo para levar para celebrar com os colegas, e ontem à noite fiz então este bolo. Ficou lindo, como pode ver pela foto que anexo, e tanto quanto já soube, foi um sucesso e a resposta dos colegas foi "a tua mulher pode fazer outro, isto está uma delícia!" Obrigada Susana ;)

    ResponderEliminar
  58. Fiz este bolo para o aniversário do meu irmão e adorámos! Acabei de publicar no meu blog ;) Beijinhos

    ResponderEliminar
  59. Olá Susana...
    Gostava de experimentar esta receita mas tenho uma dúvida...
    Para obter a farinha de amêndoa devo ralar a amêndoa com ou sem pele?
    Desde já obrigada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia! A que usei foi sem pele, mas ja comprada no mofelo (miolo de amendoa moida) por isso aconcelho a ralar sem pele para esta receita! Beijinhos ;)

      Eliminar
  60. Boa noite. Adorei a receita, mas como só uso farinha sem fermento, não sei que quantidade devo pôr de fermento. Se pudesse ajudar-me, agradecia. Bjnhs

    ResponderEliminar