terça-feira, 5 de agosto de 2014

Bacalhau no forno

Bom dia!!

Todos sabemos que este peixinho, tão típico da cozinha portuguesa, tem mil e uma maneiras de ser confeccionado, e garanto-vos que eu gosto de cada uma delas!


Cá por casa tanto eu como o Tó somos fãs deste peixe, e cá por casa é o herói de inúmeras refeições. Mas depois de feito e refeito de mil e uma maneiras... O que fazer com aquelas postas que temos congeladas? E porque não tentar a milionésima segunda receita?


A ideia deste prato surge quando cheguei a casa e olhei para as postas de bacalhau que tinha deixado a descongelar de manhã... mas não me apetecia fazer nenhuma das receitas que conhecia.. e tinha uns pimentos e um alho francês no frigorífico a precisar de ser usados.. e assim surge este prato verdadeiramente delicioso, que prova uma vez mais que a culinária é uma arte que, quando se conjuga diversos sabores e o gosto pela cozinha se conseguem verdadeiros pratos extraordinários. Não me intrepretem mal... também podem obter verdadeiros desastres culinários! O truque está em não desistir ao primeiro erro que possa surgir.



Ingredientes:

4 postas de bacalhau
1 pimento verde
1 pimento vermelho
1 alho francês
4 batatas grandes
sal grosso
aneto Margão
azeite
vinho branco



Disponha as postas de bacalhau num tabuleiro de ir ao forno. Lave, descasque e corte as batatas em cubos e coloque no tabuleiro. Acrescente os pimentos em pedaços e o alho francês cordado em rodelas. Junte o vinho branco e o azeite e tempere com aneto e sal. Tape o tabuleiro com uma folha de papel de prata e leve ao forno por 120min a 180graus. Quando faltarem 15 minutos retire o papel de prata e deixe no forno. Sirva ainda quente.



Espero que gostem!
Beijinhos,
Su

6 comentários:

  1. Bacalhau e pimentos é a minha combinação preferida
    Ficou uma excelente refeição
    bj

    ResponderEliminar
  2. Nossa, que maravilha, fiquei com água na boca ao ver o seu post... Huuuuuuuuuuuummmmmmmmmmm!!!
    Beijos Márcia (Rio de Janeiro - Brasil)

    http://decolherpracolher.com.br

    ResponderEliminar
  3. Sou maluca por bacalhau ,
    mais tenho um serio problema na hora de tirar o sal.
    Eu não sei como tirar o sal sem deixar salgado por conta da minha pressão
    e da do meu esposo.
    Eu costumo fazer com palmitos natural ,
    mais tirar o sal eu deixo o bacalhau as tiras.
    Nunca fica as postas lindas como vejo aqui.
    Poderia me dar a dica?
    Um abraço carinhoso.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  4. O bacalhau está mesmo fantástico. O sabor deve ser excelente os pimentos dão-lhe um toque especial. Obrigado pela partilha.

    ResponderEliminar