quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Gratinado de peru com legumes

Bom dia!

Hoje trago uma receita bem diferente, e simplesmente deliciosa, que resulta na perfeição para levar na marmita!


Inspirei-me em duas receitas distintas, a famosa ratatuille e a minha invenção de canelones de beringela e de courgete. Baseei-me no facto de saber que tanto a courgete como a beringela, quando cozinhados e preparados da melhor forma,e com o melhor molho, tem um sabor que se assemelha bastante à massa e resolvi preparar uma base de bolonhesa de peru com molho e queijo gratinado no forno...



E confesso que não poderia ter ficado mais impressionada com o sabor! Simples e delicado com todo o sabor de uma verdadeira massa bolonhesa gratinada mas sem a gordura adicional da massa, e com a carne magra do peru... um verdadeiro achado culinário!



E se vos disser que o Tó comeu, gostou e pediu para repetir, e para levar na marmita??? Não é preiso dizer mais, certo???



Não posso deixar de falar da grande ajuda da Assistent da Electrolux na preparação da carne! Afinal, tal como já cos disse, já vários estudos provam que não há nada melhor do que comprar a carne e picá-la em casa, pois não sabemos o que podem estar a adicionar à carne picada que compramos! E foi isso mesmo que fiz! comprei um belo peito de peru, dividi em dois, congelei metade e piquei a outra metade para esta refeição!


Em relação ao corte de legumes uma vez mais vos digo que já não passo sem o cortador de legumes da Borner! Desta vez usado para cortar a beringela, a cougete, o tomate e os pimentos de forma igual, com a lamina em V  fatias grossas e perfeitamente iguais umas às outras!



Por fim, mas não menos importante, trago uma novidade da kochblume, que para além das já famosas tampas flor que adoro tem também estas mini tampas que são excelentes para tapar garrafas ou legumes que usamos! Neste caso usei para tapar 1/2 cebola, um resto de ourgete e de beringela. são fantásticas porque conseguem conservar o alimento e não deixam cheiros (como deixaria se deixar a cebola desprotegida no frigorifico).


Ingredientes:
Preparado de carne:
350g de peito de peru
2 alhos
1/2 cebola
orégãos qb Margão
2 colheres de sopa de whisky
sal grosso Necton - Marnoto



Com o moedor de carne da Assistent moa o peito de peru com os alhos, a cebola e os orégãos. De seguida tempere com sal e whisky e reserve.


Molho de carne:
Preparado de carne
5 colheres de sopa de polpa de tomate Compal
1 fio de azeite
2 colheres de chá de piri-piri Hot Portuguese
orégão Margão



Numa panela coloque o fio de azeite junto com a carne e deixe ganhar cor. Acrescente a polpa de tomate e o piri-piri e misture bem. Quando a cerne estiver bem cozinhada junte mais orégãos, misture bem e coloque no fundo de uma tarteira.



Legumes:
1 courgete pequena
1 beringela pequena
1 tomate
1 pimento vermelho
1 pimento verde
água e sumo de limão qb



Com o cortador de legumes da Borner corte os legumes em fatias grossas. Para evitar que oxidem coloque as fatias d beringela e courgete num recipiente com água e sumo de limão. Espalhe os legumes por cima do preparado para carne e reserve.



Molho:
1 colher de sopa de manteiga
1 colher de sopa de farinha
250ml de leite
sal
pimenta
noz moscada
queijo de são jorge



Numa panela coloque a manteiga a derreter e acrescente a farinha misturando bem com a vara de arames. de seguida acrescente o leite e vá misturando bem até engrossar. Tempere com pimenta, sal e noz moscada e coloque sobre os legumes. Espalhe o queijo por cima e leve ao forno a 160 graus até gratinar o queijo (cerca de 1 hora).



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su


8 comentários:

  1. Desculpa mas nao consigo evitar levar esta receita! Vai ja comigo para experimentar! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/10/lemon-berry-drink-e-um-doce-curiosos.html

    ResponderEliminar
  3. Olá!
    HUUUUUUM!! Que delicia, parece ser muito bom, e é super fácil também, quero fazer aqui!

    Beijokas da Carol e Camila
    Vamos Papear 

    ResponderEliminar
  4. Que lindo faz-me lembrar o ratatouille que o ratinho faz no filme, como estamos com hospedes dessa categoria cá em casa não temos falado noutra coisa, esse prato era perfeito para o jantar de hoje hihi tem muito bom aspecto :D


    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Hummm deu vontade de experimentar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  6. Está com um aspecto delicioso, muito colorido e saudável. Vou levar a receita comigo :)

    Visite-me em Gulosoqb

    ResponderEliminar
  7. Realmente é uma ótima ideia, tão prático! O aspeto está fantástico :)

    ResponderEliminar