segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

pão de ló e aventuras de Natal

Bom dia!

Este ano o meu Natal foi diferente. Afinal uma das coisas principais que muda depois de casarmos é passarmos o Natal juntos, o que significa que um dos dois teria de passar o dia 24 com a família e trocar dia 25. E assim, e visto que este ano o Natal calhava na casa do Tó, fui eu que fui passar o 24 para 25 na casa dos sogros.



Desta forma vivi uma tradição bem diferente, com entradas, prato e sobremesas diferentes, com pessoas diferentes mas com o mesmo espírito de alegria e amor que sempre caracterizou tanto a minha família como a dele nesta época.



E estando eu na casa da sogra decidi fazer um pão de ló para a ceia... e eis que vejo uma massa enorme para uma forma pequena.. e assim num instante passaram de 1 para 2!



Quando disse que era para bater os ovos durante 15 minutos, e quando olhamos para a batedeira da minha sogra, ambas achamos que não iria conseguir durar tanto tempo... a sorte foi que tinha outra, bastante antiga (uma moulinex bem pequenina, que devia ter imensos anos) mas que ainda ligava! E assim fui batendo com uma e com outra para que nenhuma se estragasse.. e no final? saiu tudo como eu queria!


(receita retirada do blogue Receitas para a Felicidade - clique para ver)

Ingredientes (2 pães de ló):

9 ovos
3 gemas de ovo
300g de açucar
150g de farinha
1 colher de chá de fermento
margarina para untar
papel vegetal.




Unte 2 formas de bolos (uma com buraco e uma sem) com margarina, coloque papel vegetal e volte a untar com margarina. Bata os ovos com as gemas e o açucar durante 15 minutos (vai obter uma massa bem alta e fofa). Sem deixar de bater junte a farinha peneirada com o fermento e quando estiver tudo bem incorporado verta o preparado nas duas formas e leve ao forno pré-aquecido a 180 graus cerca de 25 minutos. Neste caso optei por deixar o pão de ló sem buraco mais húmido e o outro mais seco (estando mais tempo no forno).



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

4 comentários:

  1. Também faço assim um, só junto um pouquinho de canela! É muito bom!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Fica uma maravilha! Um bom ano com tudo de bom! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Aqui esta uma coisa que nunca fiz, ficou com um aspecto super delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  4. Imagino que tenhas precisado de muita paciência, mas o importante é que resultou bem! O aspeto ficou bem fofo :)

    ResponderEliminar